Duas vans equipadas para testar a qualidade e a segurança de cabos e fios elétricos realizam a demonstração prática na wire South America – Feira Internacional de Fios e Cabos, aberta nesta terça-feira (3/10), no São Paulo Expo. Elas fazem parte da iniciativa de laboratório móvel que o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) mantém em parceria com a Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).
Os dois veículos rodam por cidades e estados brasileiros com a missão de apresentar ao mercado os tipos de testes que podem ser aplicados, além de promover palestras que alertam para os perigos e prejuízos que a utilização de produtos fora da norma podem causar. Todo o trabalho é realizado por profissionais especializados.
Dados de 2022 estimam que 30% dos produtos comercializados no período fazem parte de um mercado ilegal de produtos que não atendem às normas de qualidade e segurança regulamentares. O objetivo da iniciativa de laboratórios móveis é conscientizar empresas, comerciantes e consumidores sobre o perigo que produtos ilegais representam, desde um maior consumo de energia até o risco de incêndio.
Na demonstração que acontece na feira é possível ver a degradação dos materiais ilegais quando colocados sob condições que deveriam suportar normalmente. Superaquecimento, derretimento e elevada resistência na condução elétrica muito maior do que o esperado são alguns exemplos.
No dia a dia de sua operação, quando os testes identificam produtos ilegais, o sindicato realiza denúncia junto aos órgãos competentes.