Wire Brasil 2025

29 a 31 de Outubro de 2025 | 13h às 20h

Contato

(11) 5585-4355 | (11) 3159-1010

E-mail

comercial@fieramilano.com.br

Local

São Paulo Expo

Tubotech e Wire South America consolidam sua importância e representatividade unindo o mercado em benefício da retomada dos setores

16 de fevereiro de 2016
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Expressiva visitação surpreende e fortalece os eventos como ponto de encontro da cadeia de valor, garantindo novas oportunidades de negócios para reaquecer e dinamizar a economia setorial


De 06 a 08 de outubro de 2015, a cadeia industrial dos segmentos de tubos, válvulas, bombas conexões e componentes esteve reunida na 8ª edição da Tubotech, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Realizada simultaneamente à 2ª edição da Wire South America| International Wire and Cable Fair, os eventos apresentaram mais de 550 expositores, em área de 32 mil m².

Reconhecida como a mais importante feira das Américas para o setor e a segunda no mundo em presença de empresas estrangeiras, a Tubotech | Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes e a Wire South America, versão Sul Americana da maior feira de cabos e fios do mundo, a Wire Düsseldorf, receberam surpreendente visitação. Ao longo de três dias mais de 11 mil profissionais, altamente qualificados, dos setores automotivo, óleo e gás, construção metálica, alimentício, móveis, mineração, tintas e infraestrutura, entre outros, visitaram os eventos.

“Estas feiras abrangem a cadeia produtiva de importantes setores da economia. Tivemos um efetivo movimento para a geração de negócios, integração de mercados, atualização e aperfeiçoamento profissional. Vimos o setor se unindo para se fortalecer em um cenário de instabilidade, na contramão do pessimismo que impera no setor empresarial como um todo. É necessário agir e ousar para sair da inércia e as empresas que aqui estavam trabalharam confiantes no sentido de gerar oportunidades e mostrar que os setores de tubos e cabos são fortes e inteligentes e estão preparados para reagir ao momento atual e mostrar todo o seu potencial. Seguramente realizamos um evento que surpreendeu a todos por estimular os negócios e traçar um horizonte positivo”, destacou Luciano Targiani, diretor executivo da Tarcom Promoções, promotora da Tubotech, em parceria com a Cipa Fiera Milano e a ABITAM | Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal, realizadora do evento.

Rimantas Sipas, diretor comercial da Cipa Fiera Milano, também destacou que o atual cenário econômico trouxe novos desafios ao evento, realizado desde 2003. “O desempenho da indústria está atrelado ao crescimento do País e também à sua própria capacidade de investir e inovar. Dentro deste contexto, as feiras têm um papel importante como plataforma geradora de negócios e conhecimento.” José Adolfo Siqueira, diretor executivo da ABITAM, acrescentou que é preciso retomar os investimentos em tecnologia para que a indústria brasileira, que hoje representa 9% do PIB, volte ao patamar de 23% que já teve no passado. “Não existe país desenvolvido no mundo que não tenha uma indústria forte”.

Erhard Wienkamp, Diretor da Messe Düsseldorf, promotora da Wire South America, em parceria com a Tarcom Promoções e organização da Cipa Fiera Milano, elogiou o potencial do Brasil para o desenvolvimento da atividade industrial, acrescentando que a realização da segunda edição da feira sul-americana do maior evento mundial especializado em fios e cabos, é um sinal de confiança no mercado brasileiro. Reforçando o interesse no Brasil, o diretor do ITA – Italian Trade Agency, Federico Balmas, ao lado da vice-cônsul da Itália em São Paulo, Francesca Maria Orsini e do presidente da ITALCAM, Edoardo Pollastri, comentou que a agência, trouxe para esta edição, 12 empresas italianas. Além do Pavilhão Italiano, a Wire South America contou com outras importantes participações coletivas como o Pavilhão Alemão, com 22 empresas e o dos EUA.


Novos negócios em 32 mil m²

Com a participação de representativos players nacionais e internacionais as feiras apresentaram expositores de 24 países e três continentes (16 da Europa, cinco da Ásia e três da América do Sul/América do Norte). Quanto ao perfil, em 2015, os segmentos mais representativos na Tubotech foram tubos (51%), máquinas e ferramentas (14%), e serviços e projetos (13%). Na Wire South America, com maior presença, 45% dos expositores eram fabricantes de fios/ arames e máquinas de acabamento e 34% de materiais, fios/ arames especiais e cabos.


Conteúdo e atualização profissional

O I Congresso Brasileiro do Setor de Tubos, organizado pela ABITAM, reuniu especialistas das áreas do governo e do setor privado que apresentaram um panorama atual da economia brasileira e os desafios para superar a fase de transição para um novo crescimento. O congresso ampliou o espaço de debate da Tubotech com o objetivo de analisar o mercado,divulgar inovações tecnológicas e incentivar a troca de informações e conhecimentos. Ao todo 13 palestras, ministradas por especialistas, foram divididas em três blocos principais: regulatório, comercial e mercado e técnico.
Devido à relevante participação no PIB nacional, o setor de petróleo e gás foi um dos destaques da programação. Lauro Doniseti Bogniotti, gerente de projetos da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis, abordou o tema da regulamentação de Conteúdo Local, que faz parte de uma política que visa ampliar a participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, em especial, em setores considerados estratégicos como o petrolífero e o naval. Antônio Guimarães, Secretário Executivo de E&P do IBP | Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, levantou a questão relacionada à alta volatilidade do preço do petróleo e as transformações do panorama global do insumo.
Na questão regulatória, o engenheiro Marcelo Mafra Borges de Macedo, Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, falou sobre o novo regulamento para o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional de Sistemas Submarinos SGSS, que será editado até o final de 2015, com um período de adequação de dois anos. Debatendo as condições atuais e futuras do setor automotivo, Fred Carvalho, diretor de assuntos institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), reforçou a importância do setor na geração de empregos qualificados e no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos local. “A indústria automotiva representa 23% do PIB industrial brasileiro e o País está entre os 10 maiores mercados de vendas de veículos do mundo”.
No bloco técnico, com grande interesse do público, o engenheiro Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro, discorreu sobre a certificação compulsória, no mercado de tubos e conexões, que prioriza as questões de segurança, saúde e meio ambiente. Dentre outros palestrantes, também presentes, o vice-presidente executivo do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Franco Papini, e o presidente do Conselho de Óleo e Gás da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Cesar Prata.

Techshow

Realizado nos dias 07 e 08 de outubro, a 4a edição do Techshow apresentou uma série de palestras técnicas, ministradas pelos expositores, que tiveram como finalidade promover a troca de experiências e a atualização profissional. Durante dois dias, o Techshow proporcionou um ambiente de conhecimento técnico e possibilitou aos expositores apresentarem seus produtos, serviços e suas aplicações.
Matchmaking & Rodada de Negócios

Além da exposição de serviços e produtos, lançamentos, novas tecnologias e programação de palestras, a Tubotech investiu na criação de novas ferramentas como o Matchmaking e a Rodada de Negócios. Com base no perfil dos expositores e sinergias identificadas, as reuniões foram previamente agendadas com potenciais compradores, com grande potencial de geração de inúmeros negócios para os próximos meses. Realizados com sucesso, os encontros de negócio aconteceram ao longo dos três dias, em paralelo à feira.

Agenda: Tubotech e Wire South America 2017

A 9ª edição da Tubotech | Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes e a 3ª edição da Wire South America| International Wire and Cable Fair serão realizadas de 03 a 05 de outubro de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Mais informações: www.tubotech.com.br / www.wiresa.com.br

Cipa Fiera Milano Press Office Brasil
RM Press | Comunicação Estratégica

Claudia Maciel   claudia.maciel@rmpress.com.br
Silvia Colaianni   silvia.colaianni@rmpress.com.br
+55 (11) 2950-4820

Clique aqui para fazer o download.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Translate »