Expressiva visitação surpreende e fortalece os eventos como ponto de encontro da cadeia de valor, garantindo novas oportunidades de negócios para reaquecer e dinamizar a economia setorial
De 06 a 08 de outubro de 2015, a cadeia industrial dos segmentos de tubos, válvulas, bombas conexões e componentes esteve reunida na 8ª edição da Tubotech, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Realizada simultaneamente à 2ª edição da Wire South America| International Wire and Cable Fair, os eventos apresentaram mais de 550 expositores, em área de 32 mil m².
Reconhecida como a mais importante feira das Américas para o setor e a segunda no mundo em presença de empresas estrangeiras, a Tubotech | Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes e a Wire South America, versão Sul Americana da maior feira de cabos e fios do mundo, a Wire Düsseldorf, receberam surpreendente visitação. Ao longo de três dias mais de 11 mil profissionais, altamente qualificados, dos setores automotivo, óleo e gás, construção metálica, alimentício, móveis, mineração, tintas e infraestrutura, entre outros, visitaram os eventos.
“Estas feiras abrangem a cadeia produtiva de importantes setores da economia. Tivemos um efetivo movimento para a geração de negócios, integração de mercados, atualização e aperfeiçoamento profissional. Vimos o setor se unindo para se fortalecer em um cenário de instabilidade, na contramão do pessimismo que impera no setor empresarial como um todo. É necessário agir e ousar para sair da inércia e as empresas que aqui estavam trabalharam confiantes no sentido de gerar oportunidades e mostrar que os setores de tubos e cabos são fortes e inteligentes e estão preparados para reagir ao momento atual e mostrar todo o seu potencial. Seguramente realizamos um evento que surpreendeu a todos por estimular os negócios e traçar um horizonte positivo”, destacou Luciano Targiani, diretor executivo da Tarcom Promoções, promotora da Tubotech, em parceria com a Cipa Fiera Milano e a ABITAM | Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal, realizadora do evento.
Rimantas Sipas, diretor comercial da Cipa Fiera Milano, também destacou que o atual cenário econômico trouxe novos desafios ao evento, realizado desde 2003. “O desempenho da indústria está atrelado ao crescimento do País e também à sua própria capacidade de investir e inovar. Dentro deste contexto, as feiras têm um papel importante como plataforma geradora de negócios e conhecimento.” José Adolfo Siqueira, diretor executivo da ABITAM, acrescentou que é preciso retomar os investimentos em tecnologia para que a indústria brasileira, que hoje representa 9% do PIB, volte ao patamar de 23% que já teve no passado. “Não existe país desenvolvido no mundo que não tenha uma indústria forte”.
Já Erhard Wienkamp, Diretor da Messe Düsseldorf, promotora da Wire South America, em parceria com a Tarcom Promoções e organização da Cipa Fiera Milano, elogiou o potencial do Brasil para o desenvolvimento da atividade industrial, acrescentando que a realização da segunda edição da feira sul-americana do maior evento mundial especializado em fios e cabos, é um sinal de confiança no mercado brasileiro. Reforçando o interesse no Brasil, o diretor do ITA – Italian Trade Agency, Federico Balmas, ao lado da vice-cônsul da Itália em São Paulo, Francesca Maria Orsini e do presidente da ITALCAM, Edoardo Pollastri, comentou que a agência, trouxe para esta edição, 12 empresas italianas. Além do Pavilhão Italiano, a Wire South America contou com outras importantes participações coletivas como o Pavilhão Alemão, com 22 empresas e o dos EUA.
Novos negócios em 32 mil m²
Com a participação de representativos players nacionais e internacionais as feiras apresentaram expositores de 24 países e três continentes (16 da Europa, cinco da Ásia e três da América do Sul/América do Norte). Quanto ao perfil, em 2015, os segmentos mais representativos na Tubotech foram tubos (51%), máquinas e ferramentas (14%), e serviços e projetos (13%). Na Wire South America, com maior presença, 45% dos expositores eram fabricantes de fios/ arames e máquinas de acabamento e 34% de materiais, fios/ arames especiais e cabos.
Conteúdo e atualização profissional
Techshow
Realizado nos dias 07 e 08 de outubro, a 4a edição do Techshow apresentou uma série de palestras técnicas, ministradas pelos expositores, que tiveram como finalidade promover a troca de experiências e a atualização profissional. Durante dois dias, o Techshow proporcionou um ambiente de conhecimento técnico e possibilitou aos expositores apresentarem seus produtos, serviços e suas aplicações.
Matchmaking & Rodada de Negócios
Além da exposição de serviços e produtos, lançamentos, novas tecnologias e programação de palestras, a Tubotech investiu na criação de novas ferramentas como o Matchmaking e a Rodada de Negócios. Com base no perfil dos expositores e sinergias identificadas, as reuniões foram previamente agendadas com potenciais compradores, com grande potencial de geração de inúmeros negócios para os próximos meses. Realizados com sucesso, os encontros de negócio aconteceram ao longo dos três dias, em paralelo à feira.
A 9ª edição da Tubotech | Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes e a 3ª edição da Wire South America| International Wire and Cable Fair serão realizadas de 03 a 05 de outubro de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
Mais informações: www.tubotech.com.br / www.wiresa.com.br
Cipa Fiera Milano Press Office Brasil
RM Press | Comunicação Estratégica
Claudia Maciel claudia.maciel@rmpress.com.br
Silvia Colaianni silvia.colaianni@rmpress.com.br
+55 (11) 2950-4820